quinta-feira, 21 de agosto de 2008

CONVICÇÃO E COMPROMISSO NA PÓS-MODERNIDADE

No mundo de hoje é dito muito pouco sobre convicções. Há uma idéia dominante de que todos são felizes com suas próprias “preferências”, e o acordo tácito é que eu não me preocuparei demais com suas preferências se você não se preocupar demais com as minhas. Preferências são escolhas que nos agradam; convicções são crenças que nos compelem. As relações pactuais no nosso mundo pós-moderno estão muito mais relacionadas às preferências do que ao compromisso da convicção do chamado divino para uma vida de obediência as estipulações pactuais de Deus para com o seu povo.
Se abandonarmos o compromisso com Deus, tudo se torna valido, tudo gira entorno da experiência, pois na pós-modernidade viver é experimentar sensações, quanto mais fortes, melhores. Nada de sentimentos de culpa, nada de bem e nada de mal, nada de valores, pra que compromissos?
Falando de religiosidade, proliferam os movimentos ligados ao esoterismo, numerologia, espiritismo, astrologia, são filosofias que nada exigem do homem. Por outro lado, as grandes religiões que prezam pelo compromisso com a crença expressada nas Confissões de Fé e pela institucionalização das comunidades, que em muitos casos negam o pensamento pós-moderno perdem adeptos. Combina mais para o atual momento as religiões descompromissadas, sem ética, que apresentam um deus manipulável, que se confunde com "forças e energias cósmicas", que vibram e giram no vazio da pós-modernidade.
As escolhas se fazem por critérios íntimos. Você é soberano e ninguém deve ousar criticá-lo, porque quem quiser ver respeitadas suas opções, terá que respeitar as alheias. O ser humano cada vez mais tem vivido no mundo da superficialidade e não da profundidade. Nossa geração tem adotado um deus cósmico, místico, esotérico, essa geração é espiritualista sim, e tem enlatado e importado várias religiões que dão sensação de segurança e comunhão com o divino e sobrenatural, mas sem se intrometer na sua vida. Ela tem prazer no efêmero e viver é experimentar fortes sensações.
Porém é uma geração triste, complicada, cheia de solidão e desesperança, cheia de medo, que vive na busca por uma resposta para as maiores questões da vida, tem um vazio no coração. Vive numa aldeia global de 6 bilhões de pessoas, mas é solitária, eles são depressivos e são um misto de fortaleza com fragilidade.
Como servo de Cristo, me sinto no dever de comunicar o Deus da Aliança de forma sábia para que você não seja engolido pela cultura genérica, pela falta de compromisso, pela religiosidade sem fundamento, descompromissada, sem convicções e cheia de preferências. Que vos dê sabedoria pra viver a convicção do vivo Evangelho de Cristo e do compromisso com o Deus criador de todas as coisas.

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

DIA DA VÒVO






Dia 26/02/08


Com a presença de professoras do CPO (Norma e Jardelita) realizamos uma homenagem as vóvos da nossa comunidade. Sendo depois servido um chá com biscoitos e bolo.

OGANIZAÇÃO DA SAF



Dia 12 de Julho
Diretoria Eleita


Durante o preimeiro semestre de 2008 estivemos preparando a organuização da SAF da nossa congregação. Estivemos recebendo a Presidente da Sinodal, irmã Jesaias, também a Presidente da federação, irmã Deusuita, e o Secretário Presbiterial do Trabalho Feminino o Rev. Irineu Ferreira. Nossa congregação recebeu o Secretário Presbiterial de SAF’s do nosso Presbitério, Rev. Irineu Ferreira, e algunas visitas da SAF Heliópolis, pois o trabalho teve seu início como o departamento Sara da SAF mãe.

Uma representação do Conselho de Heliópolis, Rev. Samuel Vitorino e Presbitero José Antônio, conselheiro da SAF Heliópolis e a Diretoria da SAF Heliópolis para a organização da nossa SAF local, que foi organizada como SAF Nascente. Contamos com a presença da tesoureira Ilma de Albuquerque como representante da Federação de SAF's do PGAR que tem sido uma grande colaboradora do trabalho feminino na nossa congregação, e será a conselheira da sociedade até o final desse ano.

VISITA DA IP VILA MARIANA

Dia 02/07/2008.







Esteve conosco uma caravana Missionária da Igreja Presbiteriana de Vila Mariana-SP, foi realizado o trabalho na parte da tarde com as crianças e a noite com o publico em geral. Foi muito bom! Foram momentos inesquecíveis onde a graça de Deus pode alcançar pessoas através do trabalho de amor ao proximo demonsatrado pelos irmãos que não mediram esforços para contribuir com a obra do reino de Deus. Nossa eterna gratidão ao Pai, pela vida de cada um.